29 de setembro de 2023

Compra da Quinta do Emporão – unanimidade burra e aclamada

Na última reunião da AM, o doutor Pimpão teve o seu primeiro momento de glória política, enquanto presidente da câmara. Fez o pleno - a felicidade geral – com aquisição de uns terrenos rústicos, em leito de cheia, sem potencial de valorização, ao preço do ouro – 27 € por metro quadrado – valor que passa a ser a referência para este tipo de solos. Foi comovente, e bonito, ver a felicidade daquela gentinha, ávida de bajulação, e a troca de salamaleques entre eles.

Coube ao doutor Siopa a abertura dos encómios; pois quem melhor que ele o saberia fazer. Subiu ao púlpito e desafiou os outros a fazerem o mesmo… Na verdade, o púlpito e o doutor Siopa foram feitos um para o outro, fazem um perfeito binómio. O púlpito eleva; e o doutor Siopa, que fala bem e está convencido que apreciam o que diz, gosta de se elevar. No seu hilariante floreado, resolveu justificar o elevado preço dos terrenos com o patético argumento de “daqui a CEM anos ninguém se vai lembrar do valor pago”. A nossa desgraça política não é o doutor Siopa existir (politicamente) e fazer estes números, até porque daqui a meia dúzia de anos ninguém se vai lembrar que ele existiu; é a classe política estar povoada com criaturas como o doutor Siopa.

Seguiu-se-lhe no púlpito o doutor Coucelo, um gentil-homem sapiente e com memória, penosamente amarrado ao papel de apontador de faltas e presenças, que também sabe e gosta de falar (do púlpito), e que logo ali, a contragosto, teve de desmentir o doutor Siopa. A falta de memória é um empecilho terrível.

Seguiu-se-lhe, depois, o doutor dos Santos, esse alfenim que sorri quando fala e fala quando sorri, tipo pintassilgo, e lambe os beiços de gosto quando bajula alguém. Naquele momento, conveio-lhe bajular o doutor Siopa...

Muitas outras almas foram para ali dar ao rabo e fazer gala dos seus créditos pelo “feito”! Mas de umas já falámos demais; e com outras não vale a pena gastar mais latim. A não ser para dizer que, no meio de tanto disparate,   saíram da boca do João Pimpão as palavras mais ajuizadas – quem diria!

Feira do Livro - um sucesso garantido

 



As notícias do verão dão-nos conta de que, apesar de Portugal ser o país que menos lê em toda a Europa, as coisas estão a mudar. 

As imagens da TV mostraram-nos sempre grandes concentrações de pessoas, público avultado e atento, até em pequenos festivais literários. Já passei duas vezes pela nossa (regressada) feira do Livro. Está óptimo para quem prefere ficar longe de multidões. E fica-nos uma certeza: temos um público muito especial. 

28 de setembro de 2023

A refrega dos três Joões

No passado, o ponto “Leitura e discussão da informação do Presidente da Câmara” era o mais pacífico das sessões da AM – uma espécie de “time-out” aproveitado pelos antagonistas para respirar fundo, normalizar a tensão e pulsação. Neste mandato têm sido muito participado e polémico - sistematicamete usado como uma espécie de prolongamento, onde os antagonistas procuram inverter o resultado da primeira refrega ou salvar a própria exibição.

Na última reunião coube ao doutor Coelho a abertura das hostilidades, com um tema que nem por simpatia lá cabia. O tema era/é bom, e até foi bem desenvolvido, mas não era para ali. O doutor Coelho deve tê-lo alinhado para o PAOD; mas como ficou sem tempo (ò tempo volta p` trás!) quis recuperar... Espalhou-se. Foi pena. 

O doutor Coelho fala bem (correctamente), sabe umas coisas e sabe pensar; mas há ali sempre algo de inconseguido - ora lhe falta tempo, ora escolhe mal a oportunidade, ora mete a pata na poça ou lhe faltam apoios. É uma espécie de Morais Sarmento da política pombalense…

Ao doutor dos Santos bastou o regimento para o colocar fora de jogo. O doutor dos Santos está essencialmente para isto - para pregar umas rasteiras regimentais. Com este presidente da AM já teve uns desgostos, mas não deve ser monesprezado. Neste caso a falta foi evidente, tinha que ser punida.

A um lance destes não podia faltar o outro João, o da linhagem Pimpão; um roliço com boa sustentação mas sem destreza de movimentos e de argumentos, que despreza as maneiras (“só liga à forma quem não tem conteúdo”) mas dotado de faro político e killer instint. Aproveitou logo a rasteira ao Coelho, e, com uma cotevolada ao dos Santos e um chega-para-lá ao presidente (da AM) varreu o terreno. E com o número inchou, e partiu confiante para o resto da refrega.

Eis a política pombalense no seu melhor.


27 de setembro de 2023

Da eloquência da oposição - ou da organização


É sempre um deleite ouvir boas intervenções, bem preparadas, e posições bem defendidas - sobretudo neste mandato, em que o nível baixou consideravelmente, a começar pelo executivo municipal e a acabar nas bancadas, pobres bancadas.

Ora, quando acontecem intervenções excepcionais percebemos por que razão foi agora colocado um púlpito na AM. Mesmo que ilustres modestos - como o doutor Siopa - prefiram, por vezes, falar da bancada, sentados, com todo o respeito e deferência pelos demais, mormente os que são desprovidos de eloquência. Ainda assim, há quem se entusiasme de tal modo que acaba por açambarcar o já de si reduzido tempo disponível para toda a bancada do PS. E então, quando chegou a vez do líder “espraiar apontamentos”, a ocasião estava reduzida a pó, cinza e nada. Valeu ali a (já habitual) prontidão do presidente da mesa, Paulo Mota Pinto, que - julgando tratar-se de alguma riposta política - concedeu a Coelho o tempo que já não tinha. Porque isto é como diz o povo: de onde não há, não se pode tirar. 

26 de setembro de 2023

Das crises existenciais nos órgãos autárquicos




 Vai uma trapalhada político-jurídica na Assembleia de Freguesia de Abiul, por causa das sucessivas faltas por parte de um membro do PS - em substituição do eleito Manuel Silva.

Talvez estejamos a abrir aqui a caixa de Pandora. 

25 de setembro de 2023

Feira de Artesanato e Tasquinhas – má-fama ou sobredose de festas?

A Feira de Artesanato e Tasquinhas foi o evento mais bem concebido e concretizado nas últimas décadas, em Pombal. Numa terra onde tudo é feito às-três-pancadas, o seu mentor - Gentil Guedes – concebeu e montou um evento que reunia duas actividades culturais complementares e interligadas, artesanato e música tradicional portuguesa, numa mostra representativa do melhor que se fazia, nestas áreas, por todo o país. Para aumentar a actractividade e a rentabilidade do evento foi acrescentada a vertente alimentar, mas logo nessa altura surgiram críticas ao modelo adoptado, que se confirmaram na plenitude… No entanto, o evento rapidamente se tornou uma referência, na região.



Nos últimos tempos, os padrões de exigência iniciais foram-se relaxando; mas com doutor Pimpão & C.ª foram atirados definitivamente às malvas. A mostra de Artesanato está definitivamente transformada numa feira de pechisbeques e comes&bebes. A parte cultural é “música” de um verso e de uma nota só, do “artista” do momento.

Na sexta-feira, o Mafama atraiu muita gente; mas no sábado, habitual dia forte do evento, o recinto estava como nunca o vi - meio despido. Para o poder instalado pouco importa que o evento vá definhando, desde que sirva para animar a malta, para palco de desfile dos figurantes da praça e seus adereços, e para o doutor Pimpão distribuir umas senhas pela malta "amiga".


PS: Bem sabemos que as festas estão primeiro que as obrigações, mas já era tempo de disponibilizarem o vídeo da reunião da AM.   

20 de setembro de 2023

SAI 1.800.000 € PARA OS AMIGOS DA QUINTA DO EMPORÃO

O doutor Pimpão resolveu torrar UM MILHÃO E OITOCENTOS MIL EUROS na aquisição da Quinta do Emporão, para ali erguer um parque verde, com o beneplácito da néscia oposição, que não tendo ideias nem critérios de exigência se limita a colaborar.



Apesar do reiterado interesse da câmara nos referidos terrenos, Narciso Mota e Diogo Mateus recusaram sempre embarcar num negócio leonino, lesivo do erário público. Agora, com o doutor Pimpão ao leme - um jorro dissipador de recursos em festas, diversões e benfeitorias como se não houvesse amanhã – tudo se faz, basta ter vontade, que o dinheiro público não tem dono e os desejos e a felicidade não têm preço.

A medida tem tanto de irracional quanto de démodé urbanístico. O impulso verde, de criação de parques verdes de raiz nas periferias das cidades, é uma ideia dos primórdios das preocupações verdes do final do século passado. Actualmente, procura-se a junção de espaços verdes com os espaços edificados, e não a sua separação física. Por cá, continuamos a caminhar contra a corrente e com o passo trocado: eliminam-se ou reduzem-se os espaços verdes na malha urbana e, depois, talvez por algum peso na consciência, torra-se dinheiro em ilhas verdes que pouco contribuirão para um urbanismo equilibrado e para a qualidade de vida citadina.

Como já aqui defendi, o exercício do direito de preferência na hasta pública dos terrenos do Casarelo proporcionou, de mão beijada, uma excelente oportunidade para a criação de uma faixa de novo urbanismo na cidade até à Mata da Rola (o verdadeiro parque verde na periferia da cidade). Mas o que fez a câmara? Começou logo a matar a oportunidade: construiu um parque de estacionamento na zona mais nobre da cidade. 

Com um poder inepto e uma oposição néscia uma coisa é certa: será sempre a regredir.  


18 de setembro de 2023

A gala da(s) Junta(s)



 A meio deste Setembro de recomeços, aconteceu a Gala do Desporto da Junta de Freguesia de Pombal – uma ideia mastigada há anos pela bancada do PS na Assembleia de Freguesia de Pombal, que então a maioria lá engoliu e tomou conta. Ora acontece que, tratando-se de festa, a ‘Junta’ Municipal tratou de açambarcar mais esta, e logo ali a presidente Carla Longo informou os presentes que sim, senhor, foi tudo muito bonito, mas agora passa a pasta à Câmara. Portanto, num sinal de apego da criatura ao criador, a sucessora do Pedro mostra que está aqui para servir: que tome ele conta da festa, que para o ano há-de ter âmbito concelhio, agradar a muitos mais, e assim todos podem daí tirar dividendos. 

Quem lá foi apreciou muito a supremacia de outro Pedro, o Roma, que em tempos foi o apresentador do evento -  e agora é o maior agraciado, ou melhor, a associação que criou. São coisas que acontecem num passo de mágica, como se sabe. 

E então tornámo-nos naquela terra onde vale tudo, onde nada conta, e pouco importa se lhe chamamos Gala ou arraial. Uma espécie de vernissage com champagne e tremoços, em que os autarcas são mestres na arte de avacalhar. Perdeu-se a noção total do que é postura, uma nova era de resto anunciada pelo Pedro quando tomou posse, em que em vez de cumprimentos formais decidiu fazer os de balneário, ao estilo ‘dá cá mais cinco, meu!”. Agora senta-se onde calha, deixou de haver primeiras filas, sentido institucional. E isso da organização de eventos também está fora de moda. Há uns cursos rápidos que ensinam alguma coisa sobre o assunto, por exemplo que o sucesso de uma entrega de prémios se mede pela presença dos homenageados ou de quem os represente. Mas isso é para quem precisa. Quando passamos para outra dimensão, o que importa são os adereços. Siga a festa!


Ps: Justa lembrança do Zé Carraca, que lá em cima há-de divertir-se muito com isto tudo.


14 de setembro de 2023

Explorando a parvoíce

Porventura por ter concluído recentemente alguma graduação em Finanças para Totós, o distinto presidente da junta das Meirinhas resolveu inovar (como agora se chama à tontice): introduziu uma nova Atividade de Enriquecimento Curricular, no Centro Escolar de Meirinhas, designada “Explorando o Mundo do Dinheiro”. Nela, diz o agora doutor João Pimpão, os miúdos “irão trabalhar conteúdos relacionados com o dinheiro, com especial atenção à sua origem, utilização e poupança”.



Já que o doutor João Pimpão não fez esta importante actividade curricular antes de entrar na câmara como Chefe de Gabinete do Presidente e gestor do fundo de maneio, o que teria evitado muito desvarios, aproveitamentos ilícitos e chatices, recomendamos-lhe, daqui, que a frequente agora. Mais vale tarde que nunca; e em grupos homogéneos a aprendizagem é muito mais eficaz e niveladora.

6 de setembro de 2023

"Junta" – Centro de Emprego

O doutor Pimpão é o novo campeão das avenças: 56 em 2022; 35 durante este ano (15 justificáveis). Já tivemos outro - Narciso Mota -; mas eram outros tempos. Agora estamos em registo “junta” – simplismo e amiguismo.



Vejam bem: ainda há pouco tempo a Assembleia da República aprovou uma lei que obrigava as entidades públicas a regularizar a situação dos falsos avençados no sector público, a que a câmara (Diogo Mateus) deu cumprimento, mas bastou um ano e pouco de doutor Pimpão para tudo descambar novamente para o precário e o imoral. A política do doutor Pimpão é isto: fazer uns quantos “felizes”. Não é planear as necessidades de recursos (humanos), realizar os concursos e contratar as pessoas atempadamente. Isso dá trabalho, e é preciso saber fazê-los (os concursos), e, como muitas vezes não dão o que se quer que dê, é melhor não os fazer. É mais fácil e mais amigável recorrer ao tosco artifício da avença - escolhe-se a pessoa e com um simples despacho faz-se a coisa.

Siga a festa! 

4 de setembro de 2023

Ó da Guarda; põe mão no urbanismo desta terra

A “Junta” autorizou a construção de um mamarracho destinado à habitação multifamiliar, com 3900 m2 de área, 5 pisos (dois abaixo da cota de soleira – inaugura a habitação subterrânea em área rural!), volumetria e forma disformes (profundamente chocantes), na província (área dos Vicentes).


Julgávamos que estes atentados urbanísticos, próprios de épocas sem instrumentos de ordenação territorial e urbanística, já não se cometiam. Mas em Pombal Ocidental tudo é normal…

Um trolha com algum bom senso no poder fazia mais pelo urbanismo desta terra que os arquitectos que projectaram e aprovaram esta barbaridade. Mas infelizmente falta-nos quase tudo: políticos com juízo e técnicos com seriedade. 

1 de setembro de 2023

O estado da “Junta”

A “Junta” reuniu na Pelariga. O doutor Pimpão & C.ª confunde disparidade com originalidade; alimenta-se disto, destes fait-divers que só desfocam. Melhor seria que poupasse(m) o tempo para se preparar(em); mas não, prefer(em) rotear e fazer figuras tristes. 

Custa, cada vez mais, suportar a superficialidade reinante, a falta de vitalidade e de consistência, a pobreza discursiva daquela angustiante conversa de surdos e daqueles enfadonhos monólogos que ofendem mortalmente quem pensa e aborrecem quem os ouve. Parece que, ali, já ninguém pensa, já ninguém sabe o que está ali a fazer. 

Quem assiste àquilo percebe que o doutor Pimpão é uma espécie de navegante a quem a bússola mostra que segue à deriva, embora incapaz de deter o curso da embarcação; mas fica na dúvida se ele sabe do que fala e tem consciência do que faz ou simplesmente se refugia na frágil mentira.  A “oposição”, coitada, está morta e enterrada – Paz à sua alma. 

Vive-se um tempo degenerado e enfadonho que nenhuma folia festivaleira contém. 



O doutor Pimpão a enganar o pobre do Zé Povinho, e a D. Duvelinda

A D. Duvelinda já tirou a pinta ao doutor Pimpão & C.ª: só sabem enganar o Zé Povinho. Por isso, espera, espera - solução para os seus problemas -; e nada. (Olhe, eu que o diga: esperei cinco meses por um despacho que demorava 5 minutos a fazer, e tive que ir à câmara três vezes!)

A D. Duvelina já percebeu que o doutor Pimpão é um comediante da felicidade tola, das festas, dos eventos e do facebook, que promete mas não faz, porque se dispersa na boa-vai-ela e se enrola numa infinidade de obrigações e não consegue desempenhar nenhuma.

Olhe, vai ser preciso ter paciência de Jó.