Mostrar mensagens com a etiqueta Cheias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cheias. Mostrar todas as mensagens

12 de fevereiro de 2014

E se fosse uma tempestade a sério?

Estrada do Casalinho, perto do Açude, ontem às 12 horas. Foto dos BVP

- perguntava-me alguém esta manhã, depois de ver algumas fotos que mostram o que aconteceu nos últimos dias neste triângulo do Litoral (como lhe chama a Maria Luís Brites) desenhado por Leiria, Marinha Grande e Pombal.
Pois. Se fosse a sério, com muitos estragos e desalojados como vemos noutros pontos da Europa e do mundo, seria um problema sério também. É que por cá temos dois problemas: o constante improviso por parte das autoridades (ainda um dia me vão explicar para que servem tantos planos municipais e nacionais de emergência) e a incúria por parte do cidadão comum, daquele que vai tirar a foto da onda ou do pinheiro mesmo a cair.
Por Pombal, temos sempre o açude como cartão de visita. A diferença entre Abril do ano passado e estes dias é a liderança e respectivos braços. Como agora o comandante dos Bombeiros Voluntários e o da Protecção Civil municipal são uma e a mesma pessoa, isso deve ajudar nas operações. Por outro lado, o gabinete de propaganda imprensa municipal tem sido exímio na divulgação de informações (depois não admira que haja por aí uma certa confusão entre o que é uma coisa e outra...
 E pronto, tudo está no seu lugar, graças a Deus. Até a água.

1 de abril de 2013

Adivinha quem voltou?

Foi um domingo de Páscoa em cheio. Pelo menos até a GNR decidir cortar o trânsito e impedir os mirones de apreciarem aquele espectáculo único. Quer dizer, o primeiro destes desde a inauguração do Parque Verde do Açude, há coisa de um ano.

Dizem os entendidos (aprendizes de iluminados e pseudo-intelectuais) que não podemos impedir a força da natureza, mas devemos prevenir para não remediar. E há (havia) cuidados a ter em conta. Ou então não. Ou então isto chama-se planeamento e visão estratégica, pois que o passeio ribeirinho se transformou em passeio marítimo. Venham as docas, antes das eleições, vá. Perante os atrasos evidentes nas obras do Cardal, talvez seja uma boa alternativa para o dossier inaugurações do Bodo.