Mostrar mensagens com a etiqueta Eventos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Eventos. Mostrar todas as mensagens

14 de outubro de 2024

Ensino Superior em Contentores – já era tempo de acabar com a fantochada

Há uns anos, uma tontice colectiva fez instalar uns contentores no Parque Industrial da Formiga para, vejam bem, ministrar uns “cursos” enjeitados – TeSP. Quando se percebeu que quase ninguém queria aquilo, o profeta Pimpão prometeu o irrealizável (nas nossas vidas): uma Escola/Departamento Superior do IPL a ministrar ensino superior graduado e pós-graduado. 

Até agora, a tontice pariu um rato. Nenhum ser pensante, com dois neurónios a funcionar em série, vê utilidade palpável no que agora se faz, para os escassos alunos, para o Ensino Superior, para o desenvolvimento da IPL ou desta terra. Nem pode ver factibilidade na ilusória promessa. Mas parece que o doutor Pimpão e os doutores do IPL acreditam que uma tontice pode gerar uma conquista. Perdoai-lhes Senhor. São políticos.

A hipocrisia, para ser útil, deve ocultar-se. Mas nesta terra tornou-se pomposo expor as próprias misérias fazendo-as passar por grandezas. Sexta-feira passada o doutor Pimpão resolveu entreter-se com mais uma iniciativa ao seu nível: uma sessão pública de recepção dos alunos do chamado Núcleo de Formação de Pombal do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) no Salão Nobre da câmara. Para o pomposo e risível evento convidou a meia dúzia de alunos que se inscreveu nos ditos cursos e meia dúzia de figurões da região: os doutores Batista Santos (CIRL), Fonseca-Pinto (ESS), Pedo Morouço (ESCS) e outros docentes.



Não haja dúvida que vivemos tempos de artificialidade e embuste onde o que conta é mostrar que se está a fazer qualquer coisa, acredite-se ou não no que se está a fazer. Mas convém não esquecer que as acções dos homens são danosas quer pela ignorância, quer pelos maus desejos. Esta tontice mal-enjorcada, sem presente e sem futuro, só serve para desbaratar recursos e queimar tempo. Quanto mais tempo durar, mais prejuízo gerará.

31 de julho de 2024

Ainda a sessão sobre o Marquês

O gabinete de comunicação (propaganda) do município, ou o próprio propagandeado, emitiu uma nota sobre o conteúdo da sessão de apresentação pública do 1.º Volume da Obra Completa Pombalina. Gente normal faz coisas normais;… 

O normal – o expectável – seria fazer uma nota sobre o que de mais relevante tinha sido dito na sessão, pelos oradores convidados, os ilustres Guilherme Oliveira Martins e Viriato Soromenho-Marques (coordenador científico da Obra). Mas não. A nota cita unicamente o longo rol de banalidades debitadas pelo dotor Pimpão, e destaca a mais tonta das suas ideias: construção de um grande Museu alusivo ao Marquês de Pombal. Já não estamos só no domínio da mais indecorosa propaganda; estamos no domínio do delírio. Um delírio que é preciso “matar” rapidamente; senão ele acredita na tonta ilusão, julga-a virtuosa porque não é contestada, e depois teremos mais um problema grave - mais um elefante branco… Que Deus nos acuda e pare este lunático, que nós não somos capazes.



Há muito sabíamos que estes tipos de eventos não se destinam a um qualquer público ou à divulgação da obra ou do pensamento dos convidados. Há muito sabíamos que o único fito destes eventos é a promoção do dotor Pimpão, através de um circuito de retroalimentação bem conhecido, sem qualquer consideração pelo público e pelos  convidados mais ou menos ilustres.  

Às vezes faço (fazemos) um esforço para poupar o Pedro, nomeadamente nos seus momentos de eufórica felicidade, como agora. Por isso, e por respeito às individualidades convidadas para a dita sessão e pela valia das suas intervenções, no post anterior, resolvi ocultar a tola intervenção do Pedro, mas a realidade é a que é e não há como fugir dela.

Decididamente, o maior “inimigo” (político) do Pedro é ele próprio, a sua avidez por cumprir-se. Há pessoas que são assim, vivem nesta sofreguidão, consomem-se e deixam-se consumir pelas suas ilusões. Se não estivesse como presidente da câmara, não vinha mal nenhum ao mundo o Pedro ser assim... 

25 de setembro de 2023

Feira de Artesanato e Tasquinhas – má-fama ou sobredose de festas?

A Feira de Artesanato e Tasquinhas foi o evento mais bem concebido e concretizado nas últimas décadas, em Pombal. Numa terra onde tudo é feito às-três-pancadas, o seu mentor - Gentil Guedes – concebeu e montou um evento que reunia duas actividades culturais complementares e interligadas, artesanato e música tradicional portuguesa, numa mostra representativa do melhor que se fazia, nestas áreas, por todo o país. Para aumentar a actractividade e a rentabilidade do evento foi acrescentada a vertente alimentar, mas logo nessa altura surgiram críticas ao modelo adoptado, que se confirmaram na plenitude… No entanto, o evento rapidamente se tornou uma referência, na região.



Nos últimos tempos, os padrões de exigência iniciais foram-se relaxando; mas com doutor Pimpão & C.ª foram atirados definitivamente às malvas. A mostra de Artesanato está definitivamente transformada numa feira de pechisbeques e comes&bebes. A parte cultural é “música” de um verso e de uma nota só, do “artista” do momento.

Na sexta-feira, o Mafama atraiu muita gente; mas no sábado, habitual dia forte do evento, o recinto estava como nunca o vi - meio despido. Para o poder instalado pouco importa que o evento vá definhando, desde que sirva para animar a malta, para palco de desfile dos figurantes da praça e seus adereços, e para o doutor Pimpão distribuir umas senhas pela malta "amiga".


PS: Bem sabemos que as festas estão primeiro que as obrigações, mas já era tempo de disponibilizarem o vídeo da reunião da AM.   

14 de fevereiro de 2022

Cultura de quê?


 


Houve um tempo (no século passado) em que a inauguração de uma exposição de pintura era um acontecimento na terra. Ir à vernissage fazia parte da carta de funções dos autarcas todos, da lista de protocolo, e era uma espécie de cola social, numa terra onde nunca acontecia nada. O que mudou, então? - perguntará o leitor. As pessoas. Os autarcas. A preparação e organização.

Na sexta-feira passada abriu ao público a exposição "José Afonso, seus amigos e outras telas de intervenção" da autoria do pintor José Maria Bustorff, radicado em Pombal há mais de 20 anos. Foi numa exposição dessas que o conheci, há mais tempo ainda. Num tempo em que poder político mudara de mãos e (finalmente, anunciava-se) a cultura ia deixar de ser um caldo de "exposições, bandas e ranchos", porque até então não passava dali: exposições permanentes na galeria municipal (era numa sala que já não existe,  com saída para o Jardim das Tílias), concertos da Banda da Armada ou da Banda do Exército no velho Teatro-Cine, e festivais de folclore. E deixou. No primeiro mandato de Narciso Mota, com o saudoso Gentil Guedes ao leme do pelouro, e um Orçamento ilimitado, a Cultura passou para outra dimensão. Depois veio o novo Teatro-Cine, o Café Concerto, a Pombal-Viva que o geria, e não foi por acaso que a galeria ali ficou. Muitos dos actuais actores políticos não farão a mínima ideia disso, tal vez nem mesmo o presidente da Câmara. Já asneirámos tanto nesta terra (como querer dar o nome de Amália Rodrigues ao Teatro, em vez de António Serrano, por exemplo, só para trazer cá o musical do La Feria durante duas semanas...felizmente passou e nunca mais ninguém se lembrou disso) que às vezes custa crer, não é amigos e amigas?

O que agora custa é perceber é: Porque é que o Café Concerto continua fechado? A inauguração da exposição de JM Bustorff foi quase deprimente, com o espaço morto, ao lado. Contava fazer a pergunta a Pedro Pimpão, mas ele não apareceu. Estará o caso a guardar-se para Ana Gonçalves? (Sim, estou mesmo a ver que fará um dois-em-um, administradora-da PMU-vereadora-da-cultura-oficiosa). 

Vale muito a pena visitar a exposição, mas é preciso saber quando. Sabe-se que estará patente de 11 de fevereiro a 11 de maio. Mas a Galeria não existe de forma autónoma, estava ligada ao Café Concerto...Ora, de acordo com as informações da página municipal, os detalhes do evento são estes: é uma espécie de desafio às capacidades cognitivas do munícipe. Não digam que o pelouro da Cultura não é vosso amigo. Começa logo pelo slogan: Cultura para ser e viver!! (assim, com dois pontos de exclamação, que a malta é moderna, tipo...cenas).

27 de abril de 2019

A liberdade está a passar por aqui?

A realidade é sempre mais criativa do que podemos supor. Mostrou-o mais uma vez ontem à noite, no Celeiro do Marquês - um dos lugares a que o Festival Oh Da Praça também dá vida.
Um dos convidados - Luís Travassos - acabou por trazer a Pombal a comemoração de Abril que o poder autárquico insiste em camuflar: o presidente da Câmara cumpre os mínimos, preferencialmente sem cravos, o presidente da Junta aproveitou a proximidade com o deputado da nação e levou todos os funcionários a Lisboa, para assistirem a uma sessão como deve ser. 
De modo que foi uma felicidade assistir àquele final do espectáculo de Luís Travassos, que escolheu Zeca Afonso e Carlos Puebla para encerrar, lembrando Abril. Não sei se o rapaz saberia a terra em que estava. Mas foi bonito de ver os nossos autarcas a entoar "hasta siempre, comandante", em memória de Che Guevara. Ainda tenho dúvidas se o perceberam, o que torna tudo muito mais divertido...
Afunilando a questão, como se fosse o megafone que Vasco Faleiro usa para anunciar os espectáculos, é importante reter estes dias do festival Oh da Praça, cuja organização é assinada pela Junta de Freguesia. Era escusado. Bastava que entregasse o evento aos artistas Leonel Mendrix, Calika e Faleiro, que se esmeraram por programar dois dias de festival que bem poderiam ser, em si, a comemoração do 25 de Abril. A Junta não tem que ser uma comissão de festas, basta que cumpra o papel de as apoiar e incentivar. E com isso talvez a Câmara acedesse a fazer alguma divulgação do evento (que diz que apoia, pelo menos no cartaz), como faz de tudo o que é festival de sopas, mas a música...ainda por cima se tiver a chancela da junta...é concorrência.
O festival é uma excelente iniciativa, um palco para muitos artistas locais. Merece todo o apoio, e terá tanto mais valor quanto mais independente. Já parávamos com esta mania de 'institucionalizar' tudo, não?
Agora vamos lá para a rua, que o tempo promete e a música chama!



22 de novembro de 2018

Na primeira quem quer cai, na segunda cai quem quer


A Junta de Freguesia de Pombal vai promover, na próxima sexta-feira, mais um evento que só a envergonha. Diz o povo que "na primeira quem quer cai, na segunda cai quem quer" e é bem verdade. Se a palestra do Coach, Master Trainer, Facilitador de Cursos de PNL, Top Trainers e Quantum Mind Training, Pedro Vieira, promovida no passado mês de Fevereiro, se poderia explicar pelo querer de Pedro Pimpão, pelo seu espírito empreendedor e voluntarioso que muitas vezes lhe tolhe a clarividência, o Talk About de sexta-feira não tem qualquer explicação. 

Atente-se ao cartaz que promove a iniciativa. Apesar de ser bastante explícito quando ao horário (19h29), ele omite completamente os nomes dos intervenientes da sessão. Minto! Se tomarmos atenção, podemos ler, bem no fundo: "criado pelo médico Dr. Neil Negrelli Jr". Já é uma pista.

Quem é Dr. Neil Negrelli Jr? O que é o DL, Desenvolvimento e Liderança? Foi muito fácil descobrir na internet que o Dr. Neil Negrelli Jr é Master Practitioner e Trainer em PNL (poderia lá ser de outra forma), e também o presidente do obscuro Instituto Nacional de Excelência Humana (INEXH). Fantástico, Melga! Quando ao DL, percebi que é um Treino (o verdadeiro Treino das Emoções, segundo os seus promotores) com objectivos muito similares aos das consultas do Prof. Karambamas a preço muito superior (984€ a pronto pagamento). Fiquei esclarecido: o Dr. Negrelli é o Prof. Karamba do meninos ricos e o seu Treino a mais genuína banha da cobra.

Caro Pedro, eu até percebo o teu frenesi e necessidade que tens de estar permanentemente na ribalta. Mas não abuses! Ao colares a imagem da Junta aos devaneios de Negrellis e Vieiras não só te envergonhas a ti próprio como a muitos pombalenses. 

28 de maio de 2018

Quem faz xeque-mate a isto?



No lufa-lufa de eventos que é a Junta de Freguesia de Pombal, calhou-me assistir a dois deles, nos últimos dias: as Pombalíadas (ainda bem que há memória e que no local alguém se lembrava de um evento com o mesmo nome, há muitos anos, organizado por um jornalista desportivo no tempo d'O Eco), e o já conceituado torneio de xadrez jovem. Esta quarta edição juntou mais de uma centena de crianças do primeiro ciclo, que no âmbito das AEC (Actividades de Enriquecimento Curricular) frequentam as aulas de xadrez. Foi uma tarde intensa para as crianças (entre os 6 e os 10 anos de idade) e para os pais. Por ser a primeira vez que acompanhava a minha filha a uma coisa destas, precisei de me habituar à ideia de que, durante quatro ou cinco horas, um amontoado de pais e mães iriam ficar colados às janelas daquela sala da Gualdim Pais. E essa deveria ser a primeira regra de qualquer organização similar - porque intimida os pequenos e é um espectáculo deprimente. Depois veio o essencial: dentro da sala não estavam apenas os professores das AEC's. Estavam promotores de escolas privadas, que vão 'gerindo' os jogos dos miúdos sob diversas formas, com a conivência da Junta de Freguesia. Uma espécie de 'olheiros', ou 'observadores' - como um deles se intitulou, junto de um grupo de pais, à caça de novos talentos.
A introdução do xadrez nas AEC's foi benéfica, no cômputo geral. Despertou nos miúdos esse interesse pelo jogo de estratégia que lhes estimula o raciocínio. Mas não havia necessidade destes números, que colocam a competição acima de qualquer competência, de forma mais ou menos velada. Também não havia necessidade de fazer discursar o actual presidente da Junta, o antigo presidente da Junta, a vereadora da Cultura e a presidente da Assembleia Municipal. Ao final, foi a minha filha que me fez o desenho: "mãe, já percebi que isto é como no Crianças ao Palco...os que andam nas escolas privadas estão sempre em vantagem". Não é assim lá fora, mas Pombal, já se sabe, é um micro-clima.

10 de maio de 2018

Fantástica Conferência de Motivação Melga


- Olá, Mike! 
- Olá, Melga!...
- Ah, ah, ah, ah, ah... Ah, ah, ah, ah, ah... Eu não gosto nada de te ver assim, Mike. 
- Ó Melga, a verdade é que sou um jovem desmotivado e não sei o que fazer, Melga.
- Fantástico, Mike! Nem de propósito! Tenho a solução para ti.
- Fantástico, Melga! E qual é a solução para mim, Melga?
- Escuta, escuta. Sabes o que vai acontecer já no próximo Sábado em Pombal, Mike?
- Não, Melga, não sei o que vai acontecer já no próximo Sábado em Pombal, Melga. Conta-me tudo!
- Anda cá, Mike, anda cá. Ouve com atenção.
- Estou em pulgas, Melga!
- No próximo Sábado, dia 12 de Maio, no Teatro-Cine de Pombal, podes participar na Fantástica Conferência de Motivação Melga, Mike!
- Participar na Fantástica Conferência de Motivação Melga, Melga? 
- Sim, Mike. Podes participar na Fantástica Conferência de Motivação Melga, totalmente focada no desenvolvimento, evolução e aperfeiçoamento de jovens imperfeitos e desmotivados como tu, Mike.
- Fantástico, Melga! E o que é ao certo a Fantástica Conferência de Motivação Melga, Melga?
- A Fantástica Conferência de Motivação Melga, Mike, é um evento organizado em parceria com o Município de Pombal onde, por apenas 10 euros, podes assistir a fantásticas sessões com títulos em inglês e ainda te oferecem um coffee break, um welcome pack e um fantástico certificado Melga, Mike.
- Fantástico, Melga! Sessões com títulos em inglês, Melga?
- Sim, sessões com títulos em inglês, Mike! Podes assistir às fantásticas sessões eject yourself, networking moment e get inspired, todas elas com o certificado de garantia Melga!
- Fantástico, Melga! 
- Mas se fores smart, Mike, por mais 5 euros podes também almoçar. 
- Fantástico, Melga! Eu sou smart, eu sou smart!
- Espera, espera. Presta atenção, não sejas precipitado. Pela módica quantia de 50 euros, podes ainda ser um jovem platinum, Mike!
- Fantástico, Melga! 
- Com a opção platinum, Mike, podes ter acesso a um almoço VIP e a um fantástico late networking Melga, de meia hora, com os oradores!
- Fantástico, Melga! Vou já comprar o bilhete platinum para a Fantástica Conferência de Motivação Melga, Melga!
- Fantástico, Mike! Com o bilhete platinum da Fantástica Conferência de Motivação Melga, Mike, a tua vida vai mudar para sempre. O triste e deprimido Mike que hoje és vai desaparecer, para dar lugar a um jovem garboso, empreendedor e dinâmico. Agarra já a tua oportunidade, Mike!
- Fantástico, Melga! Vou já a correr inscrever-me antes que esgote!

16 de abril de 2018

Pombal spring fest


Está a decorrer a KLIK, Semana da Juventude de Pombal. Entre road shows, sessões inspiring e comedy, seminários onde se aprende o que é o mentoring e o papel dos business angels, entre outros temas, o programa conta ainda com DJs e live concerts. Amazing! Do riquíssimo programa, destaco (talvez pelo contraste) o baile abrilhantado por Graciano Ricardo. Os jovens pombalenses terão, mais uma vez, a oportunidade de poder dançar ao ritmo do artista fétiche do PSD local. Para o ano espero que os nossos autarcas não se esqueçam da teclista Vânia Marisa. Ou do performace pombalense Dr Zappa, que tanto apoiou a comitiva laranja nas últimas eleições. Aí sim, aplaudia de pé.

27 de março de 2018

Gaiteiros nas ruas de Pombal


Melhor fora que o centro histórico não fosse o que é, que a comemoração do Dia Nacional dos Centros Históricos não se ficasse por aí. Ainda assim, quando mal nunca pior. Na sexta-feira há uma iniciativa da Junta de Freguesia que merece aplauso, com a valorização dos grupos de gaiteiros, esse ícone do nosso património. 
É aproveitar que Pombal terá por cá mais gente e dar alguma vida a isto.

26 de janeiro de 2018

Banha da cobra solidária


A Junta de Freguesia de Pombal, em parceria com a Academia Portuguesa de Desenvolvimento Pessoal (seja lá isso o que for) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal, promove a palestra solidária “Inspiração para uma vida mágica”, a decorrer no próximo dia 1 de Fevereiro, pelas 21h, no mini-auditório do Teatro-Cine de Pombal. As inscrições têm um custo de cinco euros e as verbas revertem, na íntegra, para a coorporação de bombeiros. 

Estou certo que a iniciativa vai ser um sucesso. Primeiro porque os bombeiros merecem; segundo porque o palestrante é o famoso Coach, Master Trainer, Facilitador de Cursos de PNL, Top Trainers e Quantum Mind Training, Pedro Vieira

Como futuras iniciativas, sugiro que a Junta de Pombal promova eventos solidários com o Professor Karamba, a Astróloga Maia, o Vidente de Fátima ou o Bispo Macedo. Não faltam em Pombal instituições merecedoras da nossa solidariedade e sempre se diversificam os vendedores de banha da cobra.

26 de maio de 2017

Jovens velhos - a feira das vaidades


A "Feira da Juventude"  que este fim de semana vai ocupar a zona desportiva da cidade está anunciada nos espaços do Município, desde cedo. E permite chegar, antecipadamente, a uma conclusão: a organização precisa urgentemente de um up grade. É mais um exemplo de um evento cristalizado, feito sem energia nem garra, sem ousadia nem irreverência, sem nada daquilo que deve caracterizar a juventude. E não estou a falar da crítica corrente de trazer bandas de fora para tocar neste palco, em vez de bandas da terra (não podemos nem devemos ficar fechados na concha, e os jovens de Pombal também merecem ver bandas como os Firts Breath After Coma, por exemplo). Mas encher um pavilhão de jotas, stands e ginásios, como se fosse 1989 ou 2001, é um tudo-nada deprimente. Para uma geração que respira em modo digital, é confrangedor perceber que o pelouro superiormente dirigido pelo "jovem" Renato Guardado não se deu sequer ao trabalho de criar este ano uma imagem para as redes sociais, prevalecendo a do ano passado...
Não há um vídeo promocional - que aluda à interacção e faça crer aos jovens que são importantes para o Município. Isso diz muito do empenho que esta Câmara-jovem-e-dinâmica coloca naquilo que faz. Ou de como, em pequenos gestos, lhes vem ao de cima o "para quem é, bacalhau basta". Está bom para Pedro Pimpão distribuir abraços e fotos, para Diogo Mateus desfilar, e para meia dúzia de apaniguados fazerem de figurantes - consciente ou inconscientemente. 

19 de dezembro de 2016

Faz de conta que a pista era de gelo

                                foto: Município de Pombal
É uma gente que diz mal de tudo, esta.
O Município faz um esforço sobrenatural para agradar ao povo, investe 100 mil euros na programação de Natal (parte será na iluminação de rua?), manda vir artesãos do resto do país para o mercado, anuncia uma pista de gelo e é isto: uma decepção pegada.
A pista que calhou em sorte às crianças de Pombal deve ser do Sporting: nem sequer chegou ao Natal. Senhores da Câmara: até pode parecer que por aqui se come gato por lebre, que a ninguém se importa com a verdade e a mentira, que para quem é bacalhau basta. Mas é feio mentir, ainda mais tratando-de do público infantil, a quem - supostamente - se destinava a pista. Que não era de gelo. Posto isto, há uma em Leiria. Tem espectáculos de patinagem e só encerra a 1 de Janeiro. E consta que não cheira a cavalo.

10 de abril de 2016

Pombal Contemporâneo

O evento designado (erradamente) Mercado Medieval, organizado, este fim-de-semana, pela CMP, nada tem do longínquo e malfadado tempo medieval. É sim, na parte exposta, uma amostra do Pombal contemporâneo, muito próxima do Pombal tradicional.

Evocar o passado com o presente é desvirtuar o passado e puxar o presente para o passado. Ou não saber o que se quer.

14 de março de 2015

Festival de Teatro de Pombal 2015


Começa hoje mais uma edição do Festival de Teatro de Pombal. Confesso que cada vez entendo menos qual o papel do TAP na organização. Nos últimos anos, o grupo passou de co-organizador a parceiro e isso nota-se na proposta de festival. Posso estar errado, mas parece-me que o TAP vive acomodado numa espécie de gaiola dourada.

De acordo com informação dos seus promotores, "o Festival, nos seus moldes e lógica de parcerias, vai de encontro aos permanentes propósitos do Município de trabalho conjunto e apoio cultural, no objetivo final de envolvimento das pessoas." Concordo. Mas preferia que, ao invés de ir "de encontro" o evento fosse "ao encontro" desses mesmos propósitos, que imagino os melhores.

22 de fevereiro de 2014

Praxado

Definitivamente, a praxe está a tornar-se um vírus. Evito vir aqui para não ser praxado com a praxe. Procuro desenfastiar-me com uma palestra sobre “o poder da comunicação” – do presidente da ERC – e sou praxado com 310 diapositivos de fotos de grafitis.

Um fastio, regado com muito bafio.

14 de maio de 2012

Bombeiros centenários

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal faz cem anos e, para assinalar este evento, são várias as actividades evocativas que irão decorrer durante a semana. Como ponto alto, destaco a apresentação do Livro do Centenário, hoje, pelas 21h, no Teatro Cine de Pombal. Um importante documento que, espero, honre a história desta centenária instituição. Parabéns, pois!

29 de fevereiro de 2012

Narciso Mota e o Carnaval (II)

Mesmo sem feriado, Narciso Mota não perdeu o Carnaval. Folião assumido (uma das suas grandes qualidades), o seu sorriso sobressai e ofusca em qualquer festa. Não fora, desta vez,  a organização do evento ter escolhido balões para a decoração e o nosso presidente teria, com certeza, sido o rei da noite. Registo a sua posição como muito positiva e digna.

16 de dezembro de 2011

Agenda em fogo

Em Pombal, expor ideias fora de fóruns oficiais não é propriamente uma actividade fácil. Fruto de anos de construção de uma rede de conivências e interesses, está instalado um espírito de "cuidar da vidinha sem afrontar poderes instituídos". E isto tem consequências péssimas, como um atrofio da massa crítica que se quer ter, especialmente fora da esfera político-partidária. Por isso, iniciativas como o Ignite Pombal são de louvar e experimentar.
Em termos sucintos, o evento está "aberto à participação de todos e giram em torno de apresentações sobre temas como inovação, criatividade, empreendedorismo ou tecnologia, em que os apresentadores têm apenas 5 minutos para falar, com 20 slides que rodam automaticamente a cada 15 segundos."
Como se vê, quer-se é massa crítica em acção é com este objectivo que os organizadores se lançaram neste desafio que acontece amanhã, dia 17, Sábado, pelas 21h00, no Cabaret/Tia Almerinda, em Pombal. Os meus parabéns aos organizadores e, se eles me permitirem, o convite a quem quiser, para passar uma noite diferente, a ouvir outros Pombalenses e as suas ideias.