Ontem à noite a minha filha fez-me umas perguntas sobre a guerra do ultramar e outros quejandos, pois que hoje não-sei-quê de uma actividade qualquer em que a escola iria participar. Soube agora, pelas fotos partilhadas pelos município e seus trabalhadores, que se tratava de comemorar isto, afinal.
É assim desde 2013, desde que D. Diogo subiu ao poder na Câmara Municipal. Os saudosistas do 25 de novembro de 1975 juntam-se neste cenário, ancorados nos ex-comandos - esse exemplo maior para o nosso país.
Percebem agora porque é que os pais têm de se inteirar bem do que se passa na escola? Uma pessoa distrai-se e quando dá por ela as crianças são usadas para isto.
Pombal este lugar estranho, onde se comemora "singelamente" o 25 de NOVEMBRO de 1975 e se ignora o 25 de ABRIL de 1974...ou seja em Pombal comemora-se o dia em que acabou a Revolução do 25 de Abril, o fim do Verão quente e a derrota do Comunismo.Já só falta D. Diogo propor na próxima AM uma estátua a Salazar e uma Rua Américo Thomaz.
ResponderEliminarO D. Diogo só anda a dar tiros nos pés, nem consegue ver que o 25 de Novembro foi um dia nada pacifico, foi uma data triste, estivemos á beirinha duma guerra civil senão fosse a intervenção de ultima hora do General Ramalho Eanes.
ResponderEliminarPortanto comemorar esse dia de pânico só mesmo de quem tem saudades dos tempos da outra senhora e do colonialismo.
Os comunistas portaram-se mal a Sul,com a expropriação de Herdades aos latifundiários e de Empresas aos grandes grupos ( Melos, Champalimauds e Espírito Santo) que tiveram de fugir, os Espírito Santo, voltaram para fazer a bela porcaria que nós vamos pagar.Mas os da direita também incendiaram sedes do PCP e do MDP/CDE a norte, principalmente por ordens do Arcebispo de Braga. Em Rio Maior estavam milícias da direita prontos para atacar o sul, até ficaram celebres as mocas de Rio Maior. E D. Diogo acha este dia um dia memorável. Continue assim que vai no caminho certo para o fim político que se anuncia.
Discordo de algumas afirmações este post. Discordo de algumas afirmações no comentário antecedente. Estou de acordo que os pais devem informar-se do que se passa na escola, é fundamental acompanharmos a educação dos nossos filhos.
ResponderEliminarOs ex comandos participaram numa guerra colonial e honraram a nossa
Pátria devem ser respeitados. Não estou aqui discutir a razão de ser daquela guerra, isso é outro assunto!
Quem procura esconder a sua história têm vergonha de si próprio, o 25 de Novembro têm sido sempre comemorado pelos comandos, há já muitos anos, por uma razão muito simples quem comandou as tropas que travaram o avanço do PCP foi o falecido Tem General Jaime Neves, à época capitão dos comandos, ou seja, naquela dia o PREC e graças a este homem temos hoje o um governo que foi sufragado. O PCP naquela época queria instalar um Estado totalitário, réplica das ex- URSS. Curiosamente os que criticam o 25 de Novembro estão hoje a governar o País e a beneficiar de uma eleição democrática só possível graças à iniciativa do SR. GENERAL JAIME NEVES que travou a rebilião!
D. Paula tem toda a razão.
ResponderEliminarCuriosamente no dia 25 não que assinalou o dia da violência doméstica e aí sim talvez fosse útil uma sessão para crianças no sentido da sua prevenção dado que são infeliz
mente tantas vezes testemunhas inocentes e perdidas na situação.
Mas como sabe os eventos só são dignos desse nome se tiverem público em número! Espero o dia 1 de Dezembro com a mesma pompa e trajes de época para abrilhantar. Em terra de cegos quem olho é rei e mais vale ser príncipe uma hora do que marquês toda a vida!!!
Usando a frase da senhora nem tudo é normal em Pombal oriental!
E como diz o Pança "Eis uma demonstração independente de que Pombal já é Humano!