22 de maio de 2020

Os pobres


Temos vivido tempos estranhos estes. Vivemos uma crise de saúde publica e sanitária, só comparável a uma guerra. Esta tem sido uma guerra, contra um inimigo invisível. Tínhamos (e temos) que acreditar que “vamos ficar bem”, mesmo sabendo que não vai ficar bem para muitos de nós, mas por uma questão de sobrevivência, criamos esse pensamento. Para quem trabalha na área social (ou para quem está atento à realidade à sua volta), sabia e sabe que o tal “tsunami” social e económico chegaria.

À hora que escrevo este post, terminou a reunião de câmara, à qual assisti. Faltam-me as palavras para descrever aquilo que presenciei. Confesso que me sinto enojada. Poderia enumerar qual o motivo de tal má disposição, mas acho que os adjectivos vão faltando para descrever o que vou sentido.

Mas não consigo ficar indiferente quando toca à área social (talvez por defeito de profissão). Ouvir dizer o Presidente da Câmara que os pobres que o país ganhou com esta pandemia são os “pobres do PS” por falta de apoios governamentais; ouvir o Presidente da Câmara dizer que tem sido ELE (sempre ELE) a incentivar os Presidentes de Junta a estarem atentos nos seus territórios aos focos de pobreza que vão surgindo, e depois rematando que nenhum deles se têm queixado, nem tão pouco gasto a verba destinada para esse efeito, é DEVERAS perturbador (acabou por atribuir a TODOS um atestado de incompetência porque só ele é que é competente).

Mais perturbador se torna, quando surge o perigo real, de reduzir a intervenção social ao mero assistencialismo/caritativo que todos os que trabalham estas matérias têm combatido ao longo de décadas.

Diogo Mateus hoje, na minha opinião, desconsiderou e desvalorizou o papel do Pelouro do Desenvolvimento Social. Ele não existe. Tudo está concentrado na sua pessoa (o que corre bem, o que corre mal é problema dos outros)

Não chega dar de comer a quem tem fome. Mas as politicas sociais vigentes, giram apenas e só nessa acção. É um erro e estamos a regredir em matéria de acção social.


“O trabalho social não gere a miséria, mas defende a dignidade” – Ana Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.