Sismo | n. m.: Fenómeno natural resultante de uma rotura, mais ou menos violenta, no interior da crosta terrestre, correspondendo à libertação de uma grande quantidade de energia, e que provoca vibrações que se transmitem a uma vasta área circundante.
Se o leitor substituir "natural" por "político" e "da crosta terrestre" por "do partido no poder", fica com a descrição perfeita do que se passou em Pombal no último ano e meio. No entanto, apesar da violência do terramoto político, cujas réplicas estão ainda longe de ter terminado, muitos insistem em assobiar para o lado, como se nada tivesse acontecido.
O Farpas, como é evidente, não pode deixar passar o assunto em claro. O que temos assistido é demasiado grave e, ao mesmo tempo, revelador da enorme impreparação de muitos dos nossos actores políticos. Com a oposição moribunda e a comunicação social sem qualquer interesse em afrontar o poder, o debate só poderia ser promovido pelos suspeitos do costume.
Fica o convite: no próximo dia 24 de Abril, por ocasião do 13º aniversário do Farpas, junte-se o debate que iremos promover nas nossas redes sociais sob o tema "Terramoto político em Pombal e a liberdade de o dizer". Para enriquecer a conversa, convidámos dois jovens com pensamento político próprio e que não podem ser acusados de falta de coragem: Pedro Brilhante e Raul Testa. Contamos convosco para os interpelar e para, no final, às 24 horas, erguer cravos e copos e, como sempre, brindar à liberdade.
O Raul Testa porquê? Não há ninguém para representar o PS em Pombal? O PS Pombal acabou e ninguém me avisou? Não vou sequer ligar o PC ou Iphone para assistir a tal desfeita ao PS de Pombal.
ResponderEliminarOh Toninho, pensei que vias um bocadinho mais longe...
EliminarE vejo, estão a fazer o funeral ao PS Pombal...e ele ainda respira. Só me resta ficar triste e não participar no Farpas.
EliminarEstás equivocado, amigo, quanto aos critérios do Farpas - que convida quem quem, sobre os temas que entende. Neste caso, o debate merece um olhar local (e ninguém melhor do que quem contribuiu para acionar o terramoto) e um de fora. De resto, tu sabes tão bem como eu que o PS local, na maioria dos seus integrantes, se pudesse...há muito que tinha acabado com o Farpas.
EliminarSegundo novas informações, o Sr. Raul Testa será o candidato do PS para Pombal em 2025.
EliminarAmigo e companheiro Adérito Araújo, na sua pessoa solícito compaixão pelos comentadores que comentam o seu post/convite sem se aperceberem que o evento deveria acontecer no dia 24-A e não no dia 24 de Abril, independentemente da comemoração do 13º Aniversário do Farpas ser nesse dia, por que a democracia está em perigo no pobre do meu pobre Portugal, como muito bem escreve a Senhora Mãe do nosso Primeiro:
ResponderEliminar“No dia 27 de Abril de 1974, quando me sentei em frente da minha velha máquina para contar aos leitores a Revolução que os meus olhos viram, bati o texto e acabei assim: “Agora que temos a liberdade, o que vamos fazer com ela?”
Passaram 47 anos. Continuo à espera da resposta. Como os contestatários de Maio de 68, direi que “não sei o que quero, mas sei o que não quero”. De uma coisa estou certa: Justiça sem compaixão não é Justiça.”
Obrigado. Saúde e Fraternidade