Zeinal Bava foi condecorado pelo presidente da República, Cavaco Silva, em 10 de Junho de 2014, com a grã-cruz da Ordem de Mérito Empresarial. Amanhã, o mesmo Cavaco, irá agraciar Narciso Mota (e mais 14 antigos presidentes de câmaras municipais) com o grau de comendador da Ordem do Mérito. Reconheçamos: o nosso presidente - que nunca se engana e raramente tem dúvidas - é exímio a identificar o mérito!
"E na epiderme de cada facto contemporâneo cravaremos uma farpa: apenas a porção de ferro estritamente indispensável para deixar pendente um sinal."
12 de fevereiro de 2015
13 comentários:
O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Amigo e companheiro Adérito Araújo, boa tarde.
ResponderEliminarPasse a maldadezinha que fazes ao Presidente Cavaco Silva, aqui vai a notícia retirada do site da Presidência:
Presidente da República vai agraciar antigos Presidentes de Câmara Municipal
O Presidente da República decidiu agraciar um conjunto de antigos Presidentes de Câmara Municipal, como reconhecimento do papel insubstituível dos autarcas portugueses para o desenvolvimento do nosso país e para o reforço da coesão territorial.
Serão agraciados, com o grau de Comendador da Ordem do Mérito, os seguintes antigos Presidentes de Câmara Municipal:
• Álvaro Pedro, de Alenquer
• António Mendes, de Constância
• Artur Pimentel, de Vila Flor
• Carlos Pinto, da Covilhã
• Carlos Encarnação, de Coimbra
• Eufrázio Filipe, do Seixal
• Francisco Leal, de Olhão
• Francisco Coutinho, da Batalha
• Francisco Araújo, dos Arcos de Valdevez
• João Augusto Barradas, de Peniche
• João Teixeira Fernandes, de Murça
• Manuel Frexes, do Fundão
• Maria Amélia Antunes, do Montijo
• Narciso Mota, de Pombal
• Parcídio Summavielle, de Fafe
A cerimónia de condecoração decorrerá no Palácio de Belém, no próximo dia 13 de fevereiro, pelas 11:30 horas.
Abraço de satisfação
Boa Tarde
ResponderEliminarE sempre bom ter um pombalense reconhecido pelos seus méritos !
Resta-me saber quem nunca se engana: O Sr. presidente da Republica ou Sr. Engº Narciso Ou os dois ?
E lembrar-se que Francisco Coutinho foi presidente da Câmara da Batalha...é obra.
ResponderEliminarDesculpem lá, comendador na família é sempre motivo de festejo e de honra. Estou certo que o farpeiro José Gomes Fernandes - parente (primo) comum a ambos - vai, como eu, comemorar o facto, abrindo, bebendo e partilhando a sua melhor reserva de champanhe. Uma vez que seja, mesmo que contra o mundo, meu caro José, estejamos unidos e bebamos a isso. Entre "Barão" e "Comendador" não há diferenças de políticas mas de regime. Num caso monárquico - como alguns Pombalenses fazem questão em manter e querer restaurar . e noutro caso republicano. Ainda assim, não muito.
ResponderEliminarCaro amigo e parente Jorge Ferreira
ResponderEliminarEu até iria comemorar contigo, com ele e com outros, caso ele tivesse, enquanto presidente da Câmara Municipal de Pombal, condecorado o Nero, o meu cão de pura retriever do labrador. Aquilo é um animal bonito, dócil e brincalhão, nada parecido com outros cães danados que por ai andam à solta a morder no património das pessoas.
Agora de velho "Barão" sem título para "Comendador" titulado, deixa-me dizer-te que até entraste muito bem no exercício do poder autárquico, pois logo organizaste as finanças, contraíste empréstimo bancário, pagaste as dívidas e passaste a negociar a aquisição de bens e serviços a muito melhores preços. Porém, com o tempo, passaste a arrecadar grande receita à custa dos contribuintes, para alguns gastos desnecessários, e deixaste-te levar pelas amigas e pelos amigos de interesse e hostilizaste os que não te bajulavam, como foi o caso da ETAP. Deverias ser tu a pagar com a comenda... Resta-te um contentamento: o teu sucessor não está a fazer melhor.
Amigo e companheiro José Gomes Fernandes, boa noite.
EliminarFico triste.
Só pode ser inveja.
É INVEJA, está visto.
Inveja, invejada.
Sem abraço
"Amigo" Marques
EliminarComo sabes, as condecorações são normalmente atribuídas a quem, no exercício de funções públicas, participa na proteção de interesses privados mediante o incumprimento de deveres públicos.
Quando cumpri o serviço militar (a maior parte do tempo no serviço de justiça do quartel general da região militar centro em Coimbra), fui o único aspirante que não foi condecorado. Três meses antes do final, não aceitei dar cobertura à diferença de critério na condução dos processos e fui afastado para a secção de engenharia onde nenhumas funções exerci até passar à disponibilidade como alferes. Sinto-me orgulhoso por não ter sido condecorado.
Amigo e companheiro do coração, boa tarde.
EliminarNossa Senhora, tu não andas bem da cabeça.
Cuida-te
Caros Amigos, Muitas vezes discordei em público com o modo de actuação politica do Sr. Comendador Eng. Narciso. O Sr. Eng. tem aquele modo que se conhece "O coração ao pé da boca" mas é sincero e frontal naquilo que afirma. Claro que não gostei da actuação dele nos dois últimos mandatos por ser uma cópia da politica da Ilha da Madeira. Tenho no entanto de enaltecer a forma como governou o Concelho durante 20 anos,pois o Município de Pombal goza do estatuto de honesto e bom pagador , junto dos fornecedores. Se todos os Municípios seguissem o exemplo de Pombal, haviam menos empresários com dificuldades e o País poderia viver um bocado melhor.
ResponderEliminarpobrezinho mas honrado, não é assim Roque? O que importa se não conseguimos captar investimento, criar postos de trabalho, conseguir desenvolvimento em vez de crescimento?
EliminarPaula Sofia..Eu já não queria chegar a esse ponto, pois já varias vezes falei na AM sobre a estagnação económica do concelho e... infelizmente não é só em Pombal é por todo o nosso Portugal, que a continuar assim só nos resta fazer como muito dos nossos amigos comuns, pegar na família e zarpar...É triste ? É , mas não estou a ver grande futuro em Pombal e nem em Portugal, e pelo caminho que leva a Europa... a guerra entre a Russia e veladamente a D. Merkel... estou a ficar mesmo assustado em relação ao nosso futuro e principalmente dos nossos filhos.
EliminarPara que serve um comendador? Alguém me explica a utilidade? (perguntas inocentes, sem maldade)
ResponderEliminarInfelizmente, a fragilidade maior das condecorações não está do lado dos condecorados mas do lado do condecorador. O condecorador tornou-se uma figura tao desprezível que, até quando condecora, deprecia os condecorados.
ResponderEliminarA condecoração terá alguma importância para os condecorados que não têm consciência da inimportância do concecorador, mas será um frete para os outros (se os houver).
Mas temos que as aceitar – as condecorações – como um ritual de uma vida pública decadente, povoada por criaturas que anseiam uma vida inteira para serem figura dum quadro ou dum naipe de baralho de cartas.