Pombal não tem Academia, nem Ensino Superior, mas já tem Jornadas Académicas! Haja festa! Que o resto arranja-se - dizem eles e elas!
O Pedro prometeu-nos a felicidade na terra, quando ela nem no Céu existe, mas fez da felicidade um assunto ordinário, medíocre até, feito de pompa e vaidade para seu contentamento olímpico. E em pouco tempo, moldou a terra à sua imagem e semelhança: um arraial contínuo de farras e fanfarras.
Na acção política - como em tudo na vida - nada é mais nefasto que os errados incentivos e os maus exemplos. A política do Pedro é só isto: uma comédia e uma comedoria sem fim e sem regra, uma burlesca e infantil ilusão que faz da câmara uma Central de Eventos e da terra um poiso de cigarras.
Para as pessoas normais as farras são momentos de corte e descanso. Para o Pedro & C.ª são um propósito e uma missão, por onde doudejam demasiadas ficções e criaturas que só pensam em dar ao rabo e em fazer gala dos seus atavios, numa volúpia e numa embriaguez que alegra e afoga mágoas.
Aqui chegados, a esta comédia e a esta comedoria, custa perceber o que surgiu primeiro: a farra ou o bobo (da farra). E como é que se vai sair disto.
Sem comentários:
Enviar um comentário
O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.