Em
Pombal, o estado da Educação é um desastre. Infelizmente não é só na Educação,
mas é nesta área que as consequências são mais gravosas e de longo prazo.
Há um
ano assinalei, aqui, os maus resultados das escolas locais no ranking nacional.
Nunca imaginei que os resultados de 2014 pudessem ser muito piores: são um
verdadeiro desastre.
No 4.º ano: os resultados de 2013 foram péssimos; os de 2014
são um desastre: descida geral e abrupta. Inimaginável!
Escola
|
Rank Geral
|
Rank +50 provas
|
Média 2014
|
N.º Provas
|
Tipo
|
% Alunos carenciados
|
Médias 2013
|
Var 2014/2013
|
Esc. Básica de Fonte Nova
|
1462
|
497
|
3.25
|
76
|
Públ.
|
37.1
|
3.35
|
-1084
|
Esc. Básica de Pombal
|
2422
|
851
|
3
|
98
|
Públ.
|
17.3
|
2.78
|
-180
|
Esc. Básica Gualdim Pais
|
2662
|
906
|
2.97
|
62
|
Públ.
|
37.1
|
2.81
|
-558
|
Esc. Básica de Louriçal
|
3513
|
1203
|
2.7
|
60
|
Públ.
|
17.3
|
2.69
|
-824
|
No 6.º ano: os resultados de 2013 foram maus; os de 2014 são, ainda, piores: há escolas que sobem, mas as descidas são mais significativas (lugares/alunos).
Escola
|
Rank Geral
|
Rank +50 provas
|
Média 2014
|
N.º Provas
|
Tipo
|
% Alunos carenciados
|
Médias 2013
|
Var 2014/2013
|
Ext. Liceal de Alb. dos Doze
|
174
|
136
|
3.27
|
70
|
Priv.
|
--
|
3.07
|
25
|
Instituto D. João V
|
326
|
263
|
3.05
|
162
|
Priv.
|
--
|
2.59
|
443
|
Colégio Cidade Roda
|
353
|
285
|
3.03
|
74
|
Priv.
|
--
|
2.83
|
52
|
Esc. Bás. & Sec. da Guia
|
445
|
375
|
2.96
|
166
|
Públ.
|
42.7
|
2.62
|
269
|
Esc. Bás. Marquês de Pombal
|
470
|
385
|
2.95
|
302
|
Públ.
|
17.3
|
2.95
|
-192
|
Colégio João de Barros
|
580
|
508
|
2.88
|
182
|
Priv.
|
--
|
2.84
|
-193
|
Esc. Básica Gualdim Pais
|
725
|
631
|
2.79
|
114
|
Públ.
|
37.1
|
2.96
|
-454
|
No 9.º ano: os resultados de 2013 foram maus; os de 2014 são péssimos: descida geral e a maioria das escolas dá um grande trambolhão. Inimaginável.
Escola
|
Rank Geral
|
Rank +50 provas
|
Média 2014
|
N.º Provas
|
Tipo
|
% Alunos carenciados
|
Médias 2013
|
Var 2014/2013
|
Ext. Liceal de Alb. dos Doze
|
229
|
177
|
3.19
|
90
|
Priv.
|
--
|
3.03
|
-80
|
Esc. Gualdim Pais
|
317
|
257
|
3.09
|
94
|
Públ.
|
37.1
|
2.81
|
-29
|
Esc. Bás. Marquês de Pombal
|
323
|
259
|
3.08
|
244
|
Públ.
|
17.3
|
3.03
|
-175
|
Colégio João de Barros
|
717
|
624
|
2.81
|
154
|
Priv.
|
--
|
2.67
|
-274
|
Instituto D. João V
|
796
|
694
|
2.76
|
210
|
Priv.
|
--
|
2.66
|
-342
|
Esc. Bás. & Sec. da Guia
|
860
|
750
|
2.73
|
142
|
Públ.
|
42.7
|
2.45
|
-50
|
Esc. Secundária de Pombal
|
902
|
800
|
2.7
|
74
|
Públ.
|
17.3
|
2.47
|
-141
|
Colégio Cidade Roda
|
925
|
824
|
2.68
|
72
|
Priv.
|
--
|
2.57
|
-322
|
No 11/12.º ano: os resultados de 2013 foram maus; os de 2014
são, ainda, piores. Há escolas que sobem, mas as descidas são mais significativas
(lugares/alunos).
Escola
|
Rank Geral
|
Rank +100 provas
|
Média 2014
|
N.º Provas
|
Tipo
|
% Alunos carenciados
|
Médias 2013
|
Var. 2014/2013
|
Esc. Secundária de Pombal
|
220
|
181
|
10.61
|
571
|
Públ.
|
13.1
|
10.1
|
-81
|
Instituto D. João V
|
351
|
290
|
10.09
|
197
|
Priv.
|
--
|
8.88
|
38
|
Colégio João de Barros
|
381
|
314
|
9.95
|
136
|
Priv.
|
--
|
9.46
|
-115
|
Esc. Bás. & Sec. da Guia
|
389
|
322
|
9.91
|
128
|
Públ.
|
28.8
|
8.75
|
25
|
As causas deste desastre são múltiplas e são vários os responsáveis. Mas
há causas e responsáveis preponderantes. O poder executivo na câmara municipal
será, com certeza, um deles ou até o maior; pelas suas responsabilidades de
mobilizador, apontando objetivos e metas; de facilitador, assegurando recursos
e meios; de aglutinador de vontades e de avaliador de resultados. Mas quando alguém que deveria de ser o primeiro agente na busca de
soluções é a principal fonte dos problemas - impedindo o regular funcionamento
dos órgãos, boicotando o funcionamento das escolas, fomentando conflitos
estéreis e guerrilhas intestinas - o caminho para o desastre fica curto. Já lá
estamos. E agora?
Bom dia
ResponderEliminarCaro Sr. Adelino Malho
É salutar o trabalho que apresentou.
Não sou a pessoa mais avalizada para ajuizar todos os daos que apresentou, no entanto, as médias têm a ver com muitos factores:
- Matérias leccionadas
- livros escolhidos
- direcção da escola
- professores colocados nas respectivas escolas.
- acima de tudo o ambiente familiar e em última análise o meio social onde está inserido o aluno.
Em face do que exponho pergunto:
- qual o critério para semelhante classificação ?
- as matérias leccionadas em todas as escolas seguem os mesmos manuais?
- a quem compete a escolha das direcções das escolas?
- a quem compete a escolha dos manuais ?
- a quem compete a escolha dos professores ?
- os pais são sensibilizados para colaborar na resolução de problemas dos filhos?
- qual o nível de exigência em cada escola?
Finamente, não me venha dizer que isto é desonestidade intelectual, o aluno entra na sala e bom dia dele foi: virar as costas à professora baixar-se e mostrar-lhe o rabo. Quem resistia a sem dar uma palmada no rabo do aluno ? No outro dia às 9 horas, a mãe, espera a professora e diz-lhe que vai participar o facto. A professora respondeu está no seu direito e perguntou se também sabia o que o filho tinha feito? Esta respondeu que não lhe tinha perguntado!
Perante esta resposta está tudo dito
,
Caro Adelino Malho pelos vistos está na hora do Grupo dos Velhos do Cardal sair do sofá.
ResponderEliminarO Flores Silva levanta algumas considerações pertinentes.
Posto isto, que tal promover uma bateria de reuniões com :
1º -Cada Escola para uma análise da conjuntura
2º- Realizar um reunião em cada freguesia com os presidentes das Associações de Pais; os Directores; o represente dos Alunos; Presidente da Junta de Freguesia; responsável pela área de saúde; representante da Proteção de Menores; Pelouro Municipal da Cultura.
3º- Análise, ponderada, de toda a envolvência e estudo dinâmico das acções a desenvolver para melhorar o Sistema de Ensino Municipal.
4º- Reunião plenária com os as entidades nomeadas no ponto Nº2 para apresentar o estudo e procurar na plateia “donativos” que tornem o ensino no nosso Concelho mais fiável. pelo menos quinze dias
Obs. A convocatória do ponto Nº 4 deverá ser acompanhada da sumula redigida pelo Grupo referenciado no Nº 3 , com quinze dias, pelo menos, de antecedência.
Vamos nesta amigos?
Pimpão dos Santos
ResponderEliminarCaro Pimpão dos Santos,
Os “Velhos do Cardal” do sofá pouco poderão contribuir para as soluções deste grave problema. As causas do problema, e por conseguinte as soluções, estão predominantemente nos obstinados “Velhos do Cardal” - imbuídos de muita crença, pouca dúvida e pouca racionalidade.
Boas,
AM
Meu caros ide saber como é que os "Velhos do Cardal" da década de setenta (do século passado) resolveram os problemas do Jardim Escola de Pombal.
ResponderEliminarLevantaram-se do sofá e... tudo se resolveu apenas num ano escolar.
Ainda há em Pombal quem se lembre disso?
Claro que sim pois desde o Governador Civil, Câmara Municipal, Junta de Freguesia, comércio e industria concelhia todos alinharam numa conjugação de esforços. Não houve festança de inauguração mas sim um espectáculo de agradecimento das crianças no Teatro Cine. Recordo-me do Comandante dos Bombeiros Carlos Carvalho preocupado com a segurança. É que nunca o Teatro Cine teve tantos expectadores para assistirem a uma passagem de modelos de crianças entre outras novidades.
Pimpão dos Santos
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