Um dos símbolos do 25 de Abril de 1974 é o slogan “O Povo Unido Jamais Será Vencido”. A frase, popularizada em todo o mundo, poucos meses antes, aquando do golpe militar chileno que derrubou o governo de Salvador Allende, começou por ser o título de uma canção dos colombianos “Quilapayún”. E se, na década 1970, "O Povo Unido Jamais Será Vencido” representava um apelo à participação colectiva para a construção de um mundo melhor, hoje, quando essas ideias parecem utópicas e ultrapassadas, o slogan ainda constitui um factor de mobilização e participação, nas ruas, nas fábricas, ou mesmo nas redes sociais.
“Portugal
Ressuscitado”, a primeira canção gravada em Portugal depois do 25 de Abril de 1974, aproveita a popularidade do slogan como mote para expressar os
dias de grande euforia que se viviam logo após a revolução. A música é uma
composição de Pedro Osório e o poema de Ary dos Santos introduz pequenas subtilezas
que permitem que seja cantado de forma mais natural. Foi um enorme êxito e ganhou, por direito próprio, um lugar de destaque na música portuguesa do período revolucionário.
Na gravação, que ocorreu
nos primeiros dias da revolução, participaram Tonicha, Fernando Tordo e o grupo
InClave, dirigido por Pedro Osório, que contava com a participação de Herman José. É o próprio Herman que escutamos nesta versão.
Noto a falta da canção "Bacalhau tenrinho bacalhauTenreiro", que viria mesmo a calhar neste "top mais"da canção de Abril
ResponderEliminar