“Meu País” é a canção de abertura do primeiro álbum de Luís Cília* - “Meu País”-, gravado em 1964, em Paris. O primeiro disco de resistência de uma geração de músicos exilados em França, pioneiro de uma nova canção popular de protesto entre nós.
A música é simples e harmoniosa na relação da voz com a guitarra e deixa todo o protagonismo para a palavra, um poema de Daniel Filipe que canta a esperança na libertação do país amordaçado e oprimido.
A versão aqui reproduzida foi gravada em 1974.
*Luís Cília foi o primeiro cantor de intervenção que no exílio, de forma explícita, cantou e denunciou a guerra colonial e a falta de liberdade em Portugal. Nasceu em Angola (Huambo), em 1943; em 1960 veio estudar para a metrópole e envolveu-se logo nas lutas estudantis. É preso pela PIDE em 1962; e em 1964 foge para Paris, onde estuda guitarra clássica e composição e convive com importantes cantautores franceses, como G. Brassens e L. Ferré, e com músicos e poetas portugueses também exilados em França.
Na contracapa do primeiro disco (“Meu País”), escreveu: “Pode-se humilhar um povo, condená-lo à miséria, metê-lo em prisões. Mas não se pode reduzi-lo ao silêncio”. Mote para toda a sua produção artística.
Sem comentários:
Enviar um comentário
O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.