Em 2009, o saldo da Balança Comercial do distrito de Leiria foi positivo em 214.644 milhares de Euros. Isto mostra que o distrito, no geral, é competitivo? Não, porque dois dos dezasseis concelhos – Marinha Grande e Leiria – são responsáveis por 54% das exportações. Mas a Marinha Grande confirma, mais uma vez, que é o concelho mais dinâmico e competitivo do distrito: é responsável por 28% das exportações e por 99% do saldo do comércio externo do distrito!
"E na epiderme de cada facto contemporâneo cravaremos uma farpa: apenas a porção de ferro estritamente indispensável para deixar pendente um sinal."
19 de abril de 2010
4 comentários:
O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Boa tarde!
ResponderEliminarNúmeros são números e estes falam por si, apenas provam o saldo positivo das exportações bem como os concelhos que mais exportam. Não provam nem demonstram se o distrito é ou não competitivo!
Para se analisar a competitividade temos que estudar os diversos sectores, nas diversas actividades e ver se há equilíbrio entre eles e qual o peso percentual de cada actividade no total das exportações.
Este estudo revela algumas curiosidades e permite-me tirar conclusões porque conheço o distrito, quem não conhece fica expectante, ou seja: carece de mais informação.
Pelos números apresentados posso concluir que os concelhos:
Marinha Grande têm dois nichos de mercado , Indústria Vidreira e Moldes.
Porto de Mós industria transformadora de calcário (pedreiras)
Peniche a industria pesqueira.
Pombal, embora com menor saldo nas exportações que os concelhos acima, é o que têm mais diversificação de actividade logo melhor crescimento sustentado se uma actividade estiver em crise outra pode estar bem.
Outra conclusão que se tira é que os concelhos do Norte do Distrito são os que menos contribuem para o valor das exportações, logo menos poluentes, melhor qualidade de vida.
Quem não conhecer
O último parágrafo não é lá muito feliz, caro DBOSS. "Não exportar" não me parece tão "saudável" como o pinta! ;)
ResponderEliminarBoa tarde!
ResponderEliminarAlguém nos sabe informar qual o peso, valor percentual, dos moldes e do vidro nas exportações da Marinha Grande?
Será que os concelhos do norte do distrito se dedicam apenas ao turismo regional?
Haja paciência...
ResponderEliminar