2 de dezembro de 2014

Educação: um desastre

Em Pombal, o estado da Educação é um desastre. Infelizmente não é só na Educação, mas é nesta área que as consequências são mais gravosas e de longo prazo.
Há um ano assinalei, aqui, os maus resultados das escolas locais no ranking nacional. Nunca imaginei que os resultados de 2014 pudessem ser muito piores: são um verdadeiro desastre.

No 4.º ano: os resultados de 2013 foram péssimos; os de 2014 são um desastre: descida geral e abrupta. Inimaginável!

Escola
Rank Geral
Rank +50 provas
Média 2014
N.º Provas
Tipo
% Alunos carenciados
Médias 2013
Var 2014/2013
Esc. Básica de Fonte Nova
1462
497
3.25
76
Públ.
37.1
3.35
-1084
Esc. Básica de Pombal
2422
851
3
98
Públ.
17.3
2.78
-180
Esc. Básica Gualdim Pais
2662
906
2.97
62
Públ.
37.1
2.81
-558
Esc. Básica de Louriçal
3513
1203
2.7
60
Públ.
17.3
2.69
-824

No 6.º ano: os resultados de 2013 foram maus; os de 2014 são, ainda, piores: há escolas que sobem, mas as descidas são mais significativas (lugares/alunos). 

Escola
Rank Geral
Rank +50 provas
Média 2014
N.º Provas
Tipo
% Alunos carenciados
Médias 2013
Var 2014/2013
Ext. Liceal de Alb. dos Doze
174
136
3.27
70
Priv.
--
3.07
25
Instituto D. João V
326
263
3.05
162
Priv.
--
2.59
443
Colégio Cidade Roda
353
285
3.03
74
Priv.
--
2.83
52
Esc. Bás. & Sec. da Guia
445
375
2.96
166
Públ.
42.7
2.62
269
Esc. Bás. Marquês de Pombal
470
385
2.95
302
Públ.
17.3
2.95
-192
Colégio João de Barros
580
508
2.88
182
Priv.
--
2.84
-193
Esc. Básica Gualdim Pais
725
631
2.79
114
Públ.
37.1
2.96
-454

No 9.º ano: os resultados de 2013 foram maus; os de 2014 são péssimos: descida geral e a maioria das escolas dá um grande trambolhão. Inimaginável.

Escola
Rank Geral
Rank +50 provas
Média 2014
N.º Provas
Tipo
% Alunos carenciados
Médias 2013
Var 2014/2013
Ext. Liceal de Alb. dos Doze
229
177
3.19
90
Priv.
--
3.03
-80
Esc. Gualdim Pais
317
257
3.09
94
Públ.
37.1
2.81
-29
Esc. Bás. Marquês de Pombal
323
259
3.08
244
Públ.
17.3
3.03
-175
Colégio João de Barros
717
624
2.81
154
Priv.
--
2.67
-274
Instituto D. João V
796
694
2.76
210
Priv.
--
2.66
-342
Esc. Bás. & Sec. da Guia
860
750
2.73
142
Públ.
42.7
2.45
-50
Esc. Secundária de Pombal
902
800
2.7
74
Públ.
17.3
2.47
-141
Colégio Cidade Roda
925
824
2.68
72
Priv.
--
2.57
-322

No 11/12.º ano: os resultados de 2013 foram maus; os de 2014 são, ainda, piores. Há escolas que sobem, mas as descidas são mais significativas (lugares/alunos). 

Escola
Rank Geral
Rank +100 provas
Média 2014
N.º Provas
Tipo
% Alunos carenciados
Médias 2013
Var. 2014/2013
Esc. Secundária de Pombal
220
181
10.61
571
Públ.
13.1
10.1
-81
Instituto D. João V
351
290
10.09
197
Priv.
--
8.88
38
Colégio João de Barros
381
314
9.95
136
Priv.
--
9.46
-115
Esc. Bás. &  Sec. da Guia
389
322
9.91
128
Públ.
28.8
8.75
25

As causas deste desastre são múltiplas e são vários os responsáveis. Mas há causas e responsáveis preponderantes. O poder executivo na câmara municipal será, com certeza, um deles ou até o maior; pelas suas responsabilidades de mobilizador, apontando objetivos e metas; de facilitador, assegurando recursos e meios; de aglutinador de vontades e de avaliador de resultados. Mas quando alguém que deveria de ser o primeiro agente na busca de soluções é a principal fonte dos problemas - impedindo o regular funcionamento dos órgãos, boicotando o funcionamento das escolas, fomentando conflitos estéreis e guerrilhas intestinas - o caminho para o desastre fica curto. Já lá estamos. E agora?

5 comentários:

  1. Bom dia
    Caro Sr. Adelino Malho
    É salutar o trabalho que apresentou.
    Não sou a pessoa mais avalizada para ajuizar todos os daos que apresentou, no entanto, as médias têm a ver com muitos factores:
    - Matérias leccionadas
    - livros escolhidos
    - direcção da escola
    - professores colocados nas respectivas escolas.
    - acima de tudo o ambiente familiar e em última análise o meio social onde está inserido o aluno.
    Em face do que exponho pergunto:
    - qual o critério para semelhante classificação ?
    - as matérias leccionadas em todas as escolas seguem os mesmos manuais?
    - a quem compete a escolha das direcções das escolas?
    - a quem compete a escolha dos manuais ?
    - a quem compete a escolha dos professores ?
    - os pais são sensibilizados para colaborar na resolução de problemas dos filhos?
    - qual o nível de exigência em cada escola?

    Finamente, não me venha dizer que isto é desonestidade intelectual, o aluno entra na sala e bom dia dele foi: virar as costas à professora baixar-se e mostrar-lhe o rabo. Quem resistia a sem dar uma palmada no rabo do aluno ? No outro dia às 9 horas, a mãe, espera a professora e diz-lhe que vai participar o facto. A professora respondeu está no seu direito e perguntou se também sabia o que o filho tinha feito? Esta respondeu que não lhe tinha perguntado!
    Perante esta resposta está tudo dito
    ,

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  2. Caro Adelino Malho pelos vistos está na hora do Grupo dos Velhos do Cardal sair do sofá.
    O Flores Silva levanta algumas considerações pertinentes.
    Posto isto, que tal promover uma bateria de reuniões com :
    1º -Cada Escola para uma análise da conjuntura
    2º- Realizar um reunião em cada freguesia com os presidentes das Associações de Pais; os Directores; o represente dos Alunos; Presidente da Junta de Freguesia; responsável pela área de saúde; representante da Proteção de Menores; Pelouro Municipal da Cultura.
    3º- Análise, ponderada, de toda a envolvência e estudo dinâmico das acções a desenvolver para melhorar o Sistema de Ensino Municipal.
    4º- Reunião plenária com os as entidades nomeadas no ponto Nº2 para apresentar o estudo e procurar na plateia “donativos” que tornem o ensino no nosso Concelho mais fiável. pelo menos quinze dias

    Obs. A convocatória do ponto Nº 4 deverá ser acompanhada da sumula redigida pelo Grupo referenciado no Nº 3 , com quinze dias, pelo menos, de antecedência.
    Vamos nesta amigos?
    Pimpão dos Santos

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  3. Caro Pimpão dos Santos,

    Os “Velhos do Cardal” do sofá pouco poderão contribuir para as soluções deste grave problema. As causas do problema, e por conseguinte as soluções, estão predominantemente nos obstinados “Velhos do Cardal” - imbuídos de muita crença, pouca dúvida e pouca racionalidade.
    Boas,
    AM

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  4. Meu caros ide saber como é que os "Velhos do Cardal" da década de setenta (do século passado) resolveram os problemas do Jardim Escola de Pombal.
    Levantaram-se do sofá e... tudo se resolveu apenas num ano escolar.
    Ainda há em Pombal quem se lembre disso?
    Claro que sim pois desde o Governador Civil, Câmara Municipal, Junta de Freguesia, comércio e industria concelhia todos alinharam numa conjugação de esforços. Não houve festança de inauguração mas sim um espectáculo de agradecimento das crianças no Teatro Cine. Recordo-me do Comandante dos Bombeiros Carlos Carvalho preocupado com a segurança. É que nunca o Teatro Cine teve tantos expectadores para assistirem a uma passagem de modelos de crianças entre outras novidades.
    Pimpão dos Santos

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  5. Sobre este post recomendo:
    http://noticiasdocentro.wordpress.com/2014/09/10/pombal-quer-ser-exemplo-do-sucesso-escolar-em-2020/#more-11192

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