11 de março de 2024

As eleições em que o PS foi ultrapassado pelo Chega



Quando as televisões avançaram ontem à noite com projeções distritais, os primeiros dados apontavam o Chega em segundo lugar no distrito de Leiria. Não aconteceu. Foi o PS o segundo partido mais votado. Mas em Pombal, onde a realidade consegue sempre superar a ficção, já não tivemos essa sorte. 

Os números finais mostram que o PSD se mantém na liderança - como sempre, como dantes - e que o PS fica remetido a humilhantes 18,28% de votantes, numa eleição em que a abstenção acompanhou, também aqui, (e ao contrário do que é hábito) o retrato nacional: o voto de protesto, dos que são anti-sistema, e que por isso nunca votavam, foi arrebanhado pelo populismo. Conheço muitos dos que votaram ontem neles, e que esperam (coitados) alguma coisa dali.

Mas é preciso olhar melhor para o que nos dizem os números relativamente ao concelho de Pombal, que já não está no topo da lista dos municípios onde a coligação da AD faz brilharetes. Os possíveis, diga-se, no meio deste estado de sítio. No que toca à vitória do PSD/CDS no distrito, estão à frente de Pombal concelhos como Alvaiázere (50,56%), Ansião (43,27%), Pedrógão Grande (41,42%) e Batalha (42,61%). 

Aqui, o Chega só não ultrapassou o PS nas freguesia de Pombal, Redinha, e União de Santiago de Litém, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze. A AD consegue o seu melhor resultado em Abiul (51,63%), Carnide (52,43%) e  por fim das irmãs desavindas de Vermoil e Meirinhas, ambas na casa dos 48%. E é precisamente em Carnide e Meirinhas que o Chega consegue resultados quase nos 25% de votação. Acima dos 20% são várias. Em suma, o PS consegue o seu resultado menos mau na Redinha e em Pombal, e o pior em Carnide e Meirinhas, na casa dos 8%. 

Do resto, o que dizer? A IL mantém-se como quarta força política, crescendo em votos e percentagem (5,22%), e o BE manteve-se mais ou menos estável no concelho de Pombal, enquanto quinta força política, com menos de 4% dos votos. Se já em 2022 notámos a descida da CDU no concelho, desta vez ficou-se na 9ª posição, com  apenas 1,22% dos votos. Uma nota ainda para o Livre, que vai crescendo, também no concelho de Pombal: mais do que duplicou das últimas eleições. 

Feitas as contas, duas notas apenas como rodapé deste quadro: 

1. João Antunes dos Santos foi eleito deputado da AD, devolvendo a Pombal um lugar no parlamento, valha isso o que valer, já que a vitória de pirro da coligação precisará de muito jogo de cintura para se conseguir aguentar no Governo. Não, ninguém quereria estar na pele de Montenegro. 

2. Ao contrário do que acontece no todo nacional, aqui, como em algumas geografias, o Chega poderá ser um problema nas autárquicas, mordendo os calcanhares do PSD. Esta seria mais uma oportunidade para o PS perceber que é preciso ser oposição, combativa, sem medos, e sem paninhos quentes. Porque o ruído chegará, para ocupar um espaço vazio. 

De resto, amparemo-nos na poesia de Manuel António Pina: "ainda não é o fim nem o princípio do mundo. Calma, é apenas um pouco tarde". 


Resultados do concelho de Pombal aqui.

3 comentários:

  1. A Candidata (13º) de Pombal do Partido Socialista consegue mais um histórico resultado para o PS de Pombal. O seu trabalho árduo nesta campanha. A sua forte motivação e a sua grande capacidade de mobilização dos militantes e simpatizantes socialista permite mais um resultado fantástico para o PS de Pombal. Venho por este meio, como militante, agradecer todo o excelente trabalho que a Drª Odete Alves tem feito para que a próxima liderança tenha que pegar numa pá e numa vassoura para varrer todo o lixo tóxico que aquela nobre casa vem acumulando estes últimos anos. Desde que o Dr. Carlos Lopes saiu da liderança tem sido sempre a descer. A continuar assim nas próximas legislativas temos que nos preocupar com o BE e a CDU.

    ResponderEliminar
  2. Ó Toninho mas quem é que te obrigou a ser militante do PS?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, desta vez tem razão. Ser militante do PS no concelho de Pombal é preciso ter uma elevada dose de masoquismo, ou seja uma pessoa que retira prazer ou parece gostar do seu sofrimento ou humilhação. Mas também tenho uma certa esperança que mais fundo já é difícil atingir. Não querem as manas no PSD para fazerem o trabalho magnifico que efectuaram no PS?

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.